Sobre a espiritualidade - Shiva Nawa Casa de Desenvolvimento Espiritual

  Página Inicial > Artigos > Sobre a espiritualidade

Ir a igreja todo domingo e rezar. Praticar yoga. Meditar todos os dias. Participar de um culto religioso e seguir fielmente seus ensinamentos e diretrizes. Colaborar com instituições carentes. Podes fazer tudo isso e ainda assim, deixar de ser uma pessoa espiritualizada. Pois espiritualidade não é orar. Espiritualidade não é executar tarefas. Espiritualidade não é misticismo.

Mas por que é importante tentar entender o que é a espiritualidade? Vivemos num planeta rápido, cheio de mudanças e acontecimentos que tomam grande parte do precioso tempo que temos. Sobrepujamos todo nosso cansaço e esforço em continuar pertencendo a esse ágil sistema social com a premissa de que nossas vidas estão boas ou melhorarão em breve. Espiritualidade passa a ser secundário perante a tudo isso. Todo o conforto que temos é suficiente para acalmar a inerente inquietação humana de sempre buscar por algo a mais. Interiormente nunca nos satisfazemos completamente e continuamos uma busca. Mas sem saber exatamente o objetivo da busca. E criamos a idéia fixa de que esse objetivo é progredir nesse sistema social, pois é basicamente tudo que conhecemos. E esse sentimento de busca indefinido é justamente a peça que falta de um quebra cabeças que nunca irá se completar se continuar a querer preenche-lo com uma peça que não pertence a esse lugar. Essa peça é a espiritualidade.

Ir à igreja todos os domingos e fazer suas orações todos os dias não implica em deixar de se preocupar e ser bondoso e amoroso consigo mesmo, com os outros e com o planeta. Você pode praticar yoga e meditar todos os dias sem estar consciente do que é o amor em sua vida e em suas ações. Você pode pertencer a um grupo espiritual e devotadamente seguir os ensinamentos, ainda assim ser julgador em sua vida cotidiana. Há muitas pessoas religiosas que são tudo, menos gentis. Exemplos de pessoas ditas religiosas que são extremamente julgadoras e categóricas têm-se aos montes.

Há muitas pessoas que não praticam uma religião, não meditam, não oram ou pertencem a um grupo, que são pessoas muito espiritualizadas. E quando você olha para elas, você vê bondade em seus olhos!

Essas pessoas naturalmente fazem coisas atenciosas para os outros, seus pensamentos são mais amáveis ??do que críticos  e pensam sobre como podem ajudar seu semelhante, pois compreendem que todos somos um. Conscientemente tentam honrar esta compreenção de unidade com suas melhores intenções e sentimentos. Ser espiritual é sinônimo de ser uma pessoa onde a maior prioridade é ser amoroso para consigo mesmo e para com os outros.

A realidade é que a espiritualidade está em tudo. E ela não tem haver com religião! Está incutida nas ações mencionadas, mas vai muito além. Definir ‘espiritualidade’ é limitar a amplitude da própria essência de seu significado.

Mas se quer ser uma pessoa espiritualizada, deixe a bondade ser sua luz guia, iluminando a bondade para você, para os outros, para os animais e para este belo planeta que é o nosso lar temporário. Reconhecer que todos temos a centelha do amor -centelha divina, ou o próprio pedacinho de Deus- dentro de nós e aprendermos a honrar esse amor para conhecer e experimentar a unidade de tudo o que existe é um sábio caminho. 

Praticar a ligação interna de sua mente com seus sentimentos e aprender a ser gentil com você mesmo, leva inevitavelmente à bondade para com os outros. A ligação interior é um caminho poderoso. E ai estaremos no caminho certo do que é espiritualidade.

 

O que é afinal espiritualidade?

Espiritualidade é um conceito amplo com espaço para muitas perspectivas. Em geral, inclui um sentido de conexão com algo maior do que nós mesmos e geralmente envolve uma busca de sentido na vida. É uma experiência humana universal. As pessoas podem descrever uma experiência espiritual como sagrado ou transcendente ou simplesmente um profundo sentimento de vivacidade e interconectividade.

Alguns podem achar que sua vida espiritual está intrinsecamente ligada à sua associação com uma religião. Outros podem orar e encontrar conforto em um relacionamento pessoal com Deus ou com um Poder superior. Outros ainda procuram significado através de suas conexões com a natureza ou a arte. Tal como o seu senso de propósito, sua definição pessoal de espiritualidade pode mudar toda a sua vida, adaptando-se às suas próprias experiências e relacionamentos. Embora a espiritualidade possa incorporar elementos da religião, geralmente é um conceito mais amplo: A religião e espiritualidade não são a mesma coisa, nem são inteiramente distintas. Talvez a melhor maneira de entender seja organizar da seguinte forma:

Na espiritualidade, as perguntas são onde eu pessoalmente encontro significado, conexão e valor? Na religião, as questões são o que é verdadeiro e certo? O comum a ambos é a experiência individual que afeta a maneira como você pensa, sente e se comporta. A diferença é que um vem através de reflexões baseadas em conceitos, conhecimentos e estudos próprios, enquanto a outra proém de idéias conceituais de um grupo determinado (que inicialmente, seguiu as reflexões de conceitos, conhecimetnos e estudos pessoais de um indivíduo ou grupo).

E o que saber sobre espiritualidade ou procurar guiar meus atos com espiritualidade influenciam realmente minha vida?

Inegavelmente, compreender as questões espirituais lhe trará o mais alto bem estar que é possível desfrutar! Repare que muito do que se lê sobre práticas recomendadas para o cultivo da espiritualidade são semelhantes às que são recomendadas para melhorar o bem-estar emocional. Isso porque existe uma conexão entre o bem-estar emocional e o espiritual. Se integramo e mutuamente se completam. A espiritualidade irá conseqüentemente trazer o bem estar.  

Espiritualidade é sobre buscar uma conexão significativa com algo maior que si mesmo, o que pode resultar em emoções positivas, como a alegria, prazer, regorjizo, gratidão e aceitação. A saúde emocional cultiva o estado de espírito positivo, que amplifica sua perspectiva para reconhecer e incorporar uma conexão com algo maior que si mesmo. Assim, as emoções e a espiritualidade são profundamente conectadas.

Nossa busca no Shiva Nawa - Casa de Desenvolvimento Espiritual, Intelectual e Emocional é cada vez mais, adentrar ao mundo desse bem estar. Seja iniciando pela espiritualidade, pelo bem estar ou pelo equilibrio emocional. Um levará ao outro. Sempre!

Sobre Nós

Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 115 -morada 2
São Paulo - SP
contato@shivanawa.com.br (11) 2203-5968
Shiva Nawa - Casa de Desenvolvimento Espiritual, Intelectual e Emocional- Todos os direitos reservados - ©2017