Página inicial > Leitura

Um pouco sobre o Tarot - O Louco - Le Mat

É a carta 0 do Tarot, ou também a carta 22, sendo então, a única carta dos Arcanos Maiores, que não tem número.

No Tarot de Marselha, O Louco, é representado com uma figura masculina, caminhante, com um olhar vago, mas também confiante, que se projeta á uma caminhada a frente, levando consigo apenas uma trouxa de pertences e trajando roupas coloridas que muito lembram as de um "bobo da corte". com uma das pernas da calça rasgada, sendo seguido ou talvez empurrado por um cachorro.

A carta do Louco, sugere a aventura, ou início de uma jornada interna para o começo de possíveis aprendizados. Traz a idéia do que se deve levar da vida, de como se deve olhar para a vida que ainda resta, sem esquecer os trajetos que já foram percorridos.

Em seus significados simbólicos, podemos perceber a espontaneidade, a impulsividade, a saudade e todos os muitos sentimentos que só podem ser identificados de dentro.

O Louco, é a inocência do aprendizado que todos temos e somos. É a imprudência do adolescente, do amante, do constante aventureiro. O Louco, é a voz individual do inconsciente, que tem total ligação com o divino.

Porém, o Louco, é negativo quando se trata de irresponsabilidade, quando é a falta de foco, a falta de forças para empenho em alguma atividade, o enfraquecimento de um ideal, de uma empresa. É negativo, quando não se compreende ainda, quando é uma criança num mundo de adultos, perdido, peixe fora d'água.

Ser o Louco, não é fácil, mas necessário. Todos nascemos o Louco e voltamos a ser o Louco em algum momento, mas ser o Louco por muito tempo, acarreta em cobranças doloridas na vida e só passa quando encontra outro Arcano, que vai piorar ou melhorar a situação.

IMPORTANTE: Dentro do mundo dos símbolos, os significados nunca serão fixos, a interpretação das cartas do tarot tendem a mudar conforme posições de cartas na abertura e tipos de  jogos, e também conforme o momento e pergunta feita. Esse estudo é apenas uma introdução breve  do símbolo e ícone apresentado).