Página inicial > Leitura

Água de Florida - A história que você não sabia


Se voce já participou de feiras esotéricas, participou de trabalhos xamanicos ou ainda teve a curiosidade de entrar nessas lojas de produtos místicos, provavelmente já se deparou com um preparado milagroso, tido por muitos como extremamente especial e mágico, a água de florida. Diz a lenda que na antiguidade os xamãs utilizavam-se de preparados de flores e ungüentos que é comum entre os povos peruanos e que este, manteve a tradição dos preparados, passado como que um segredo de geração para geração.

Lenda?

Sim. Lenda. É sabido que xamãs utilizavam-se de preparados herbais para diversas finalidades, mas tratando-se especificamente de água de florida, temos uma história bem diferente. A cerca de dois séculos, Robert Murray e David Lanman, donos de uma perfumaria, decidiram criar um contratipo a consagrada fragrância francesa ‘Eau de Cologne’. Foi patenteada em 1808 e seu forte marketing foi quem a fez ser, até hoje, associada a magico e espiritual. 

A dupla contratou um designer francês para criar as artes (tanto rótulo quanto peças publicitárias), que retratava o novo produto sendo a maior descoberta secreta de Juan Ponce de León (1474-1521), conquistador espanhol que na época da colonização da América dirigiu-se a Florida em busca da fonte da juventude. Nesta peça publicitária, lá Juan de León teria encontrado a fonte milagrosa, mantendo sua descoberta e formula em segredo. Tal formula seria capaz de ter propriedades rejuvelecedoras, restauradoras, tratar injurias e até mesmo, branquear a pele. Esse marteking foi tão forte e suas características milagrosas tão afixadas no imaginário popular, que até hoje, esta ferramenta persiste como sendo de fato um elixir milagroso.

Com o grande sucesso, a industria química e farmacêutica se apressou em desmentir tais benefícios poucos anos após seu lançamento no mercado. Mas afinal, se é um produto meramente comercial, desenvolvido de essências ‘comuns’, o que a torna uma ferramenta de trabalho espiritual?

De fato, a fama que a água de florida ganhou nos idos de 1800 fez seu nome manter-se forte e sua presença em ritualisticas espirituais ainda ser tão comum quanto uma vela ou incenso. A questão porém, é que tais elixires xamanicos realmente existem. Com o passar do tempo é provável que a procura por tais elixires tenham cruzado o caminho da água de florida e esta tenha mantido seu lugar de destaque por ser de fácil acesso. É inegável, claro, que com tantos itens presentes em sua fórmula, alguma similaridade com a utilização dos antigos remédios xamanicos este produto irá apresentar. E exatamente por isso ela torna-se multiuso, pois suas substâncias carregam esse legado energético para determinada finalidade, embora que se comparado ao ungüento xamanico original, sua eficácia seja muito menor.

 

Portanto, seu uso em tais ritualísticas e trabalhos espirituais torna-se válido não só pela substância em si, mas também pela grande egrégora de energia criada em torno de sua fama. Além disso, seu aroma refrescante e envolvente trará sim a condição de relaxamento propício para que os estados de serenidade mental e de alinhamento espiritual sejam trabalhados.

 

A utilização mais comum, além da obvia perfumação pessoal, convém pingar gotas nas mãos, friccionar e inalar profundamente o perfume, depois passar as mãos (ainda umedecidas pela colônia) pela cabeça como que se estivesse limpando o corpo.

 

Outros modos de utilização:

 

-Borrifador/spray: pode ser utilizado para limpeza energética na pessoa ou ambiente. Pode ser borrifado ao redor da pessoa para auxiliar conexão espiritual;

-Banhos de reposição de energia: misture pequena quantidade (2ml) em 5 litros de água amornada (sem ferver).

-Oferendas: borrife ou embeba suas oferendas a deidades/entidades com a colônia;

-Limpeza de ambiente: adicionar pequena quantidade ao balde de água (no máximo com detergente, para nenhum outro componente agredir as substancias da colonia) e passe nas paredes, chão, objetos e móveis ;

-Escalda pés: ótimo para reposição de energias e limpeza;

 

Ainda uma infinidade de utilizações. Sabe de alguma que é uma ótima dica? Deixe nos comentários!

 

Receita da Água de Florida (the White house cookbook 1896)

-8ml de óleo essencial de almiscar

-8ml de óleo essencial de lavanda

-6ml de óleo essencial de alecrim

-4ml de óleo essencial de laranja

-4ml de óleo essencial de bergamota

-10 gotas de óleo de rosas

-480ml de álcool deionizado

 

Misturar gentilmente os óleos em um vidro âmbar. Agitar gentilmente 3 vezes ao dia durante uma semana.